Confira os 15 municípios do Ceará que passam a integrar o semiárido brasileiro

106
Foto: http://www.iicabr.iica.org.br/

Na reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, dia 28 de julho, em Recife, com a participação da vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, foi aprovada a inclusão de mais 15 municípios do Ceará na região do semiárido.

Com o redimensionamento, os municípios passam a ter acesso a políticas públicas e financiamentos governamentais diferenciados, compatíveis com a situação hídrica local. As cidades também terão prioridade no acesso a recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE).

Os 15 municípios cearenses que foram incluídos no mapa de localidades classificadas como semiáridas são: Acaraú, Amontada, Beberibe, Cascavel, Fortim, Granja, Marco, Martinópole, Moraújo, Morrinhos, São Luís do Curu, Senador Sá, Tururu, Uruoca e Viçosa do Ceará. Com o redimensionamento, os municípios passam a ter acesso a políticas públicas e financiamentos governamentais diferenciados.

O Governo do Ceará pleiteia ainda a inclusão de outros 17 municípios, segundo informou o governador Camilo Santana. Para o governador Camilo Santana, a inclusão dos novos municípios era uma reivindicação de mais de dez anos. “Desde quando eu era secretário, já reivindicava a inclusão de 32 municípios do nosso Estado para que eles pudessem ter acesso às políticas públicas. Nossa luta, agora, é para que os outros 17 municípios também sejam incluídos”.

Segundo a vice-governadora Izolda Cela, foi aberta a possibilidade da inclusão dos demais municípios. “Estamos empenhados para apresentar nossos estudos sobra a revisão da espacialização do semiárido nordestino. Instituímos um comitê técnico para avaliação. Já conseguimos a aprovação da inclusão de 15 municípios e, na resolução, foi aberta a possibilidade de recurso para incluir outros. A expectativa é que tenhamos ainda este ano uma resposta positiva”, disse Izolda Cela.