Oposição se une e constrói projeto político alternativo em Abaiara

854

No giro pelo Cariri durante o último fim de semana, o deputado estadual Moisés Braz (PT) participou no final da tarde de sábado, 29 de novembro, em Abaiara, de reunião na localidade de Baixa Dantas com lideranças e pré candidatos a vereador pelo PT e PDT. Entre as presenças, a da presidenta Sindicato dos Servidores Municipais, Lila Tavares, do presidente STTR e vereador Joãozinho Serra (PT).

Na pauta, o cenário político do município com vistas às eleições de 2016. O grupo político é composto de lideranças sindicais, políticas, empresariais e de outros setores da sociedade abaiarense, e constrói a proposta de um projeto alternativo de gestão que trabalha com vistas a reverter a crise pela qual passa a cidade.

Para o vereador Joãozinho Serra (PT), o grupo político de oposição de Abaiara, liderado por PT, PDT, PCdoB e outras siglas teve um momento ímpar. “Avaliamos os passos até aqui e recepcionamos antigos e novos filiados”, disse.

Marcaram presenças lideranças como os ex-prefeitos Erasmo Alves, Zé Tavares, Afonso Tavares, o ex-vice prefeito Leondinha, ex-presidentes da Câmara, Silvia Monteiro e Donizete Evangelista, o médico Dr. Leandro Leite, os suplentes de vereadores Inês Moreira e João Menezes, os professores Ângelo Sampaio, Liliane Tavares, o presidente do PT municipal Genildo Andrade, Cissa Ribeiro, Gilberto Aleixo, Henrique Tavares, Iran Hemerson, Pedro Caldas e Anchieta vieira. Além disso, participaram os empresários Zé Allan, Ricardo leite, Zé do Gás, Zé Ivan, Raimundo Sebastião, Elizeu Moreira, assim como várias lideranças políticas e comunitárias.

Na ocasião, o deputado Moises Braz selou compromisso com o município de Abaiara por entender que o trabalho que a oposição vem fazendo é digno de respeito e atenção por parte dos abaiarenses.

IMG_8832 (Copy)

A oposição em Abaiara já conta com o apoio dos deputados petistas Manoel Santana e Jose Guimarães e do senador José Pimentel. “Outras adesões no município não param de chegar por compreenderem que não há mais o que esperar e o caminho agora é marchar unidos em prol de um projeto político que alia responsabilidade e respeito ao povo simples e trabalhador do pequeno município de Abaiara encravado no cariri cearense”, acrescenta Serra.

Segundo os participantes do encontro, a falta de transparência é um marco numa gestão “que há quase 20 anos impede o crescimento de toda comunidade”. De acordo com eles, o município é conhecido na região como o das obras inacabadas, “caso do estádio de futebol que não passa de um campo murado que não dispõem sequer de vestiários e muito menos banheiros para os atletas e para o povão que ali freqüenta”.

Outra denúncia da oposição de Abaiara é sobre o matadouro público, que sequer chegou a ser inaugurado oficialmente e já foi interditado pela Semace por irregularidades encontradas. A Semace também multou a Prefeitura pelas irregularidades da obra.

“Abaiara é um dos únicos municípios do cariri que não faz a emissão de carteira de trabalho e RG para os seus munícipes”, afirma Joãozinho Serra, que já fez diversos apelos já feito na tribuna da Câmara Municipal.

Em nome do grupo, o vereador apresentou demandas ao parlamentar, entre elas a prorrogação do prazo final para a biometria, uma vez que mais de dois mil eleitores ainda não fizeram o recadastramento; uma articulação junto ao IDACE para entrega dos títulos de terra a agricultores familiares; além de ações no que se refere ao combate aos efeitos da seca no município.

Moisés agradeceu a votação recebida no município, falou dos projetos de sua autoria em benefício dos agricultores e da população cearense se comprometeu a não medir esforços para ajudar o município. “Farei de tudo para que Abaiara de fato agora se sinta por ele representada junto ao governo estadual e federal quando for preciso”, completou.

Visita a Abaiara