Moisés ressalta lei que destina recursos para recuperação da cajucultura

Nenhum comentário

Moisés Braz - Tribuna (1)O deputado estadual Moisés Braz (PT) ressaltou nesta quinta, 12 de novembro, durante a ordem do dia da Assembleia Legislativa, o projeto de lei 71/2015, do Governo do Estado, que autoriza a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) a aplicar R$ 1,5 milhão na execução do Projeto de Recuperação da Cajucultura.

“É uma iniciativa importante, por parte do Estado. A substituição de copas dará ainda mais força à cajucultura, cuja produção é importante item da pauta de exportações do Estado. Ganha com isso o agricultor familiar, a pequena propriedade”, defendeu o deputado durante a sessão.

79ed4d7176_media

Segundo Moisés, nessa modalidade há hoje 320 mil hectares do cajueiro gigante cultivados em áreas de sequeiro, com baixa produtividade, que certamente será incrementada com as mudas de cajueiro anão precoce. “É preciso o Estado investir mais dinheiro, mas essa lei vem em boa hora, especialmente tendo em vista o momento de retração econômica”, afirmou.

Aprovada em plenário, a proposta tem como público-alvo os agricultores familiares e como objetivo aumentar a produtividade dos pomares de cajueiros comuns, através da tecnologia de substituição de copas e plantio de mudas enxertadas de alto valor genético.

Pelo texto, serão pagos incentivos sob a forma de subvenções a agricultores familiares cadastrados junto à SDA, e não a associações, em virtude de convênios, motivo pelo qual se fez necessária a lei. A lei define ainda os valores das subvenções e a forma de pagamento aos agricultores.

,

Assine nossa Newsletter

Conecte-se

Menu