Moisés Braz (PT) apoia greve dos trabalhadores da Indústria Naval do Ceará (Inace)

209

Cerca de 600 trabalhadores da Indústria Naval do Ceará (Inace) estão em greve há três dias. Eles protestam contra os seguidos atrasos nos pagamentos dos salários em todos os meses desde janeiro, assim como da Participação nos Lucros (PL) da empresa, esta pendente desde março.

Representados pelo Sindicato dos Metalúrgicos do Ceará (Sindmetal) e pela Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE), os trabalhadores realizaram assembleia na manhã desta quinta, 24 de maio, em frente à sede da empresa, na Praia de Iracema. O deputado estadual Moisés Braz (PT) esteve presente na mobilização e manifestou apoio à greve, ao lado dos presidente da Central, Wil Pereira, e do Sindmetal, Fernando Chaves.

“É importante que aqueles que não aderiram a essa parada, e talvez acham que o patronato vai resolver sozinho os problemas, possam ter consciência e venham para o lado da maioria. Por isso estou aqui para dizer que estamos ao lado de vocês na luta por nada mais que os seus direitos e contra a exploração”, afirmou o parlamentar, ao se colocar à disposição dos trabalhadores.

Além do atraso nos salários e no PL, os trabalhadores também aprovaram a exigência de abono dos dias parados e o desligamento de funcionários da empresa que praticam assédio moral contra os empregados. Representantes dos operários, da CUT e do Sindmetal têm reunião marcada às 10 horas na Procuradoria Regional do Trabalho para tratar da pauta e esperam encerrar a paralisação ainda hoje.