Moisés Braz defende desenvolvimento rural sustentável na I Expoaf em Iguatu

349
Moisés discursa na Expoaf em Iguatu (Fotos: Instituto Elo Amigo)

O deputado estadual Moisés Braz (PT) participou na manhã deste sábado, 9 de dezembro, da abertura da 1ª Exposição da Agricultura Familiar do Centro Sul e Vale do Salgado (I Expoaf), durante a realização do Seminário de Desenvolvimento Produtivo Rural Sustentável.

Veja como foi o seminário:

Formaram a mesa de abertura do evento Marcos Alves da Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Elo Amigo, Vinícius Mendonça, presidente do Rotary Club de Iguatu, Marcos Sobreira, prefeito em exercício de Iguatu, Fabiana Oliveira, representante dos agricultores e agricultoras familiares da região, Leonardo de Carvalho, gerente de relacionamento do Banco do Brasil de Iguatu, José Hildernando Bezerra, secretário de agricultura do município, Mário Rodrigues, presidente da Câmara Municipal e Marcos Jacinto de Sousa, coordenador executivo do Instituto Elo Amigo

WhatsApp Image 2017-12-09 at 16.39.11 (1)

Em sua fala, Moisés Braz parabenizou o Elo Amigo pela realização da I Expoaf. “São duas décadas de trabalho desta entidade em prol da agricultura familiar, do desenvolvimento, da qualidade de vida e da distribuição de renda”, disse. Ao lembrar seu histórico como agricultor familiar que dedicou a vida também à representação dos trabalhadores, Moisés destacou o trabalho das entidades parceiras na defesa do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, diretriz que norteia tanto o movimento sindical quanto o seu mandato na Assembleia.

WhatsApp Image 2017-12-09 at 16.39.08

“Hoje ainda há uma dificuldade da sociedade em compreender o homem e a mulher do campo e a importância deste trabalho. Precisamos lutar para que todo trabalhador tenha o seu pedaço de terra, pois esse é o primeiro passo para a produção. Precisamos ainda lutar pela terra, pois ela ainda está concentrada em poucas mãos”, apontou.

WhatsApp Image 2017-12-09 at 16.39.09

Moisés também citou a necessidade da água dentro do modelo DRSS. “Se no sexto ano de seca ainda temos produtores respondendo por 70% do alimento que chega à nossa mesa – e tem trabalhador que produz para o mercado externo -, eu digo que não basta ter a terra, necessitamos ter a água. Como produzir sem água?”, lembrou, ao citar entre as políticas de acesso projetos como os desenvolvidos pelo Instituto Elo Amigo.

WhatsApp Image 2017-12-09 at 16.39.10 (1)

“Os projetos que o Elo Amigo trabalham ajudam na irrigação. Mas é necessário que lutemos por mais programas e projetos, assim como por energia, assistência técnica, conhecimento e pesquisa, crédito e estímulo às cadeias da produção e da comercialização”, acrescentou.

WhatsApp Image 2017-12-10 at 23.06.36

Moisés se disse “feliz em reencontrar entes parceiros que reconhecem a importância da agricultura familiar para trabalharmos a sucessão rural porque muitas vezes a juventude não quer mais permanecer no campo. E ser agricultor é motivo de orgulho. Contem com o nosso trabalho”, concluiu.

WhatsApp Image 2017-12-10 at 23.06.35A 1ª Exposição da Agricultura Familiar do Centro Sul e Vale do Salgado (I Expoaf) aconteceu durante todo o dia no Parque de Exposições do Rotary Club de Iguatu. O evento fortalece o debate junto a sociedade de onze municípios sobre a importância das famílias agroecológicas e da produção saudável e livre dos agrotóxicos.

A iniciativa é do Instituto Elo Amigo, que vem desenvolvendo atividades e debates na região com agricultores e agricultoras, sobre a importância da qualidade da produção e sustentabilidade financeira das mesmas.