Lula recebe Título de Doutor Honoris Causa da URCA

130
Foto: Ricardo Stuckert

A Universidade Regional do Cariri (URCA) concedeu, na noite de ontem, em Crato, durante sessão Magna do Conselho Superior da Universidade (Consuni), o título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A cerimônia aconteceu na área externa do Centro de Convenções do Cariri, para milhares de pessoas. Trata-se de um título já aprovado pelo Conselho da Instituição, no ano de 2002, e proposto antes mesmo de Lula se tornar presidente da República. O título foi solicitado pela ex-Reitora da URCA, Professora Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, já falecida. A universidade naquele ano, era até então a primeira a propor essa titulação ao ex-presidente.

O Vice-Reitor da Universidade Regional do Cariri, Francisco do Ó Lima Júnior, apresentou ao público, inicialmente, o documento de justificativa de concessão do Título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula, que ocorreu em 31 de outubro de 2002, quando era presidente do Conselho Superior Universitário da URCA. No contexto do documento, é destacada a promoção, pela Universidade, do mundo social e político, valores intrínsecos à cultura universitária, a autonomia de consciência, a problematização e o primado da verdade, sobre a utilidade pública e a ética do conhecimento. “A Universidade prima no rigor do encaminhamento de suas inciativas e esse é o caso da concessão dos títulos honoríficos, porque procura prestar uma homenagem aos vultos exponenciais da nossa cultura”, disse o Vice-Reitor.

A URCA já concedeu Títulos de Doutor Honoris Causa a nomes como Patativa do Assaré e Antônio Martins Filho. No documento, a ex-reitora destacou que universidade havia concedido o título ao cidadão brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, procurando, assim, resgatar os valores e o dinamismo mais amplo, que da vida fez com que brotasse na esfera dos movimentos sociais, e das organizações da sociedade civil, precisamente, para ressaltar a necessidade da vinculação do ensino e da educação ao mundo do trabalho, à prática social e a valorização da experiência extra escolar. “Ao conceder o Título de Doutor Honoris Causa, um doutor em humanidade, laureado nos movimentos sociais, e nas organizações da sociedade civil, um doutor em conhecimento dos problemas do mundo e do povo”, afirma.

Na ocasião, foi lida a resolução 004/2002 do Consuni, que ressalta a necessidade de integração das instituições de ensino superior aos movimentos sociais, entre outras condições. O Reitor Patrício Melo, entregou o título, concedido por unanimidade pelo Conselho Superior da URCA, pelos relevantes serviços prestados ao Brasil, no embate social, nas categorias do trabalho, dos movimento sócias, e da educação, como elementos de fortalecimento, objetivando democracia e participação e ao protagonismo do povo brasileiro, no acesso aos serviços essenciais, que são para o exercício da cidadania, considerando a sua representação de forma emblemática, a síntese deste processo normativo e inovador, na luta sindical, nos movimentos sociais, e no mundo do trabalho, para simbolizar tão alta honra.

Reitor destaca papel transformador da Universidade

“A Universidade Regional do Cariri o abraça, em nome dos seus mais de 13 mil alunos, e se regozija”, disse o Reitor. Ele ainda salientou, que é junto ao povo que a Universidade realizar o seu papel transformador, de alinhar as grandes lideranças que se somam, com universidade, sociedade, que são os elementos, e os elementos políticos que constroem uma sociedade mais justa, mais igualitária, livre e com respeito à democracia, nos movimentos sociais às diferenças. Ele agradeceu a todas as autoridades presentes, ao Governo do Estado e toda a sua equipe.

DSC_8345

O ex-presidente recebeu presentes do estudante Helter Dias e uma militante dos movimentos indígenas, Rosa Cariri de Lima. A ele foi ofertado uma sandália do Mestre da Cultura e artesão, Espedito Seleiro, de Nova Olinda; um kit do Geopark Araripe e publicações da Universidade.

Ex-presidente destaca o título de ‘Universidade sertaneja’

Ao receber o título, Lula destacou a sua vontade de recebido das mãos da ex-Reitora Violeta Arraes, além de dedicar a alegria de poder receber honraria. “Sempre que ganho, compartilho com as pessoas que ajudam a governar e que lutaram e continuam lutando, pelo ensino público de qualidade. É um título que vou guardar com muito carinho, porque foi concedido por uma universidade genuinamente sertaneja”, disse.

lula-recebe-o-ttulo-de-doutor-honoris-causa-da-universidade-regional-do-cariri-e-participa-de-ato-pela-democracia-em-juazeiro-do-norte-ce_36931798455_o

O ex-presidente ainda mencionou os dois recentes títulos de Doutor Honoris Causa em universidades dos estados de Alagoas e Sergipe, mesmo o que foi proibido pela Justiça, na Universidade do Recôncavo Baiano, em que ele cita ter sido ferida a autonomia universitária, por conta de uma ação impetrada por um vereador na Justiça.  “Não feriu a minha pessoa, mas a autonomia universitária”, disse.

Lula destaca em sua fala que a educação é o meio de libertação que transforma o ser humano em cidadão de primeira classe, consciente. Encerra as suas palavras, fazendo o pedido aos professores, alunos e técnicos da URCA de continuarem fazendo da Universidade, um instrumento de transformação da realidade. “Não desistam nunca de sonhar com um país melhor e mais justo”, aponta.

Títulos nacionais e internacionais

O ato acadêmico, de reconhecimento, para o ex-presidente, é mais um, de dezenas já realizados pelo País. Ele obteve obtido títulos desse nível de reconhecimento de grandes universidades nacionais e internacionais, a exemplo da Universidade de Salamanca, na Espanha, e em Doutor Honoris Causapela Universidade Federal de Viçosa, pela Universidade de Coimbra (Portugal), pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), pela Universidade de Pernambuco, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), pela Politécnica de Lausanne (Suíça), pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), pelo Sciences-Po (Institut d’Etudes Politiques de Paris), pela Universidade Federal do ABC, pela Universidad Nacional de La Matanza e Universidad Metropolitana de la Educación y el Trabajo(Argentina).

lula-recebe-o-ttulo-de-doutor-honoris-causa-da-universidade-regional-do-cariri-e-participa-de-ato-pela-democracia-em-juazeiro-do-norte-ce_36931797645_o

O ex-presidente já obteve cerca de 30 títulos de Doutor Honoris Causa, mas só chegou a aceitar a honraria, após deixar o cargo de Presidente da República. Todo um trabalho vem sendo desenvolvido no sentido de recepcionar o político, reconhecido mundialmente por trabalhos inclusivos no Brasil, principalmente na área social e sua política educacional, com o avanço na criação de universidades no Brasil e fortalecimento do ensino superior e de inserção.

Reconhecimento acadêmico e apartidário

O Reitor da URCA, Professor Patrício Melo, afirma que mesmo diante da realidade vivenciada atualmente no Brasil, no panorama político, esse reconhecimento da Universidade é algo que envolve questões apartidárias, já que a universidade é pública e está reconhecendo uma personalidade também pública, que prestou diversos serviços a sociedade brasileira e à educação superior. Diante da agenda do agraciado, a oportunidade de entrega do título veio somente 15 anos depois, em assembleia extraordinária.

No documento, considera-se a possibilidade de integração das Instituições de Ensino Superior aos movimentos sociais, ressaltando a necessidade de vinculação do ensino e da educação superior ao mundo do trabalho, à prática social e à valorização da experiência extra-escolar. Ainda ressalta a representatividade de Lula no processo formativo e inovador da luta sindical, nos movimentos sociais e no mundo do trabalho.

Em sua justificativa, a ex-Reitora, destacou um doutor em conhecimento dos problemas do mundo presente, auferido nas discussões permanentes, com interlocutores díspares e divergentes, dos Phd’s da vida aos sábios que traduzem a voz do vento, dos profetas que não se rendem e dos comunicadores que interpretam a voz rouca da rua. “A Universidade Regional do Cariri quer sinalizar a urgência de interação das instituições de ensino superior aos movimentos sociais e ao resgate da energia adormecida do povo”, disse.

Fonte:

Universidade Regional do Cariri  (URCA)

Núcleo de Comunicação

Telefones: (88) 3102-1213 – 9 – 8812.5525 ramal 2617

Twitter: @URCA_noticias

Facebook: facebook.com/urca30anos

www.urca.br – Crato, agosto de 2017.