Lula recebe homenagens em Ato por Democracia e Mais direitos em Quixadá

766
Foto: Ricardo Stuckert

Com a praça José de Barros tomada por uma multidão de mais de 10 mil pessoas de dezenas de municípios cearenses, o ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva recebeu na noite desta terça, 29 de agosto, diversas homenagens durante o Ato por Democracia e Mais Direitos em Quixadá.

Foto: Janes P. Souza
Foto: Janes P. Souza / Fetraece

Diversas lideranças políticas participaram do evento. Entre elas os deputados estaduais Moisés Braz (PT), Rachel Marques (PT), Elmano Freitas (PT) e Dr. Santana (PT) e Osmar Baquit (PSD), os deputados federais Guimarães (PT), Luizianne Lins (PT) e Odorico Monteiro e o senador Pimentel, além do prefeito Ilário Marques e do presidente do PT Ceará, De Assis Diniz.

Entre as homenagens, o ex-presidente foi presenteado com uma miniatura de cisterna da Articulação do Semiárido (ASA), o quadro do Movimento de Atingidos por Barragens (MAB) e vestiu uma camisa recebida dos alunos da Universidade da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab).

Foto: Janes P. Souza / Fetraece
Foto: Janes P. Souza / Fetraece

“Presidente Lula, é um orgulho estar aqui em nome do povo do semiárido. Viemos para lhe agradecer porque viramos a página do semiárido com você. E com você vamos construir uma política nacional de convivência com o semiárido. Temos certeza de que você será nosso presidente”, afirmou a coordenadora do Cetra e da ASA no Ceará, Cristina Nascimento.

O agricultor Erineudo Lima entregou certificado de gratidão dos alunos da Unilab. “Quando o senhor era presidente, eu fui recebido pelo senhor em um evento no BNB quando do lançamento do maior programa de Agricultura do Brasil. Entrego esse certificado por este agricultor estar cursando curso superior naquela universidade”, comemorou.

Foto: Ricardo Stuckert
Foto: Ricardo Stuckert

Weibe Tapeba, coordenador dos povos indígenas do Ceará e primeiro índio advogado formado, entregou uma guia indígena de proteção a Lula. “Entregamos a guia de proteção ao guerreiro Lula para que as forças de da natureza e da nossa encantaria possam proteger esse guerreiro sempre”, afirmou Weibe.

Lula recebeu da deputada Rachel Marques e do Presidente da Câmara de Quixadá, Ivan Construções, a medalha Rachel de Queiroz. “Esta é a comenda mais importante do município e foi aprovada por unanimidade”, disse.

Foto: Janes P. Souza
Foto: Janes P. Souza / Fetraece

O vereador Mairton do Sindicato (PT) entregou título de Cidadão Milhaense a Lula. “Em nome de todos os milhaenses e dos vereadores lhe entregamos o honroso Título de cidadão Milhaense. Esse é de coração pelo que ele fez pelo Nordeste e principalmente por Milhã. Nosso partido deu comida a quem tinha fome e água a quem tinha sede. Se não fosse o programa de cisternas e o Bolsa Família, ninguém sabe o que seria de nós”, reconheceu. Lula também recebeu o título de cidadão de Tamboril. “Você não é de Pernambuco. Você é de todo o Brasil”, afirmou o vereador Geovani. O vereador Bandeira Júnior e o prefeito Ednaldo Lavor entregaram o título de Cidadão Iguatuense.

Foto: Leticia Alves/PT Ceará
Foto: Leticia Alves/PT Ceará

Lula também recebeu homenagens especiais de pequenos músicos. O sanfoneiro mirim Zé do Egito prestou homenagem ao ex-presidente, assim como as sanfoneiras Deisielly e Cecília, que fez inclusive o presidente dançar ao som de uma música de Luiz Gonzaga.