Inscrições para II Conferência da Caatinga acontecem até dia 14

45

Estão abertas as inscrições para a II Conferência da Caatinga, com o tema “Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade”. O evento acontecerá de 19 a 21 de junho, no Auditório Murilo Aguiar na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas até a próxima quinta-feira (14) através do link http://sindsystem.com.br/al/caatinga/

A proposta da Conferência é realizar o debate e a troca de conhecimento sobre a problemática do bioma, com o objetivo de gerar políticas públicas que ofereçam desenvolvimento humano e sustentabilidade em seu convívio. Presidida pelo deputado Moisés Braz (PT), a Comissão de Agropecuária da Assembleia faz parte da organização da conferência.

Os impactos sociais e econômicos da seca prolongada de 2012 a 2017, que atingiu a região, e os compromissos assumidos na I Conferência, realizada em 2012, serão apresentados e analisados, buscando identificar alternativas e  políticas públicas que possibilitem qualidade de vida à população, frente à constatação da instabilidade climática.

Os participantes da feira também poderão visitar a Feira dos Saberes e das Culturas do povo catingueiro no espaço com características do sertão nordestino, onde serão expostas e apresentadas manifestações culturais dos estados da região. A feira será distribuída ao largo das galerias da Assembleia Legislativa. A ideia é realizar um evento rico em diversidade, onde a realidade caatingueira poderá ser vivenciada, da gastronomia às artes e o artesanato.

A realização da II Conferência da Caatinga é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, do Governo do Estado do Ceará, através Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e Instituto Agropolos, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e dos representantes da sociedade, Instituto Nordeste XXI e Fundação Bernardo Feitosa.

Programação:

19 de junho

19h30 – Abertura Solene da II Conferência da Caatinga e da Feira Cultural da Caatinga

20 de junho

Manhã – Abertura dos Trabalhos

– Apresentação dos resultados da sistematização e análise dos compromissos assumidos na I Conferência da Caatinga.

– Palestra sobre o contexto do bioma frente aos impactos ambientais, sociais e econômicos no período da seca, destacando estratégias de ações e intervenções inovadoras.

– Palestra sobre a relevância dos ODS e sua adequação as especificidades do Bioma Caatinga.

Tarde – GT’s por Eixo Temático

Apresentações de experiências exitosas dos Estados;

21 de junho

Manhã e Tarde – Plenárias

– Avaliação dos debatedores sobre a relação dos trabalhos apresentados com os ODS estratégicos para o Desenvolvimento Humano e a sustentabilidade do Bioma. (Adequação, desafios e proposições) Encaminhamentos, Deliberações e Encerramento.

Mais informações aqui
Assessoria de Comunicação SDA