É Dia da Agricultura Familiar

Nenhum comentário

A Agricultura Familiar brasileira é, sozinha, a 8ª maior produtora de alimentos do mundo. Cerca de 70% dos alimentos que chegam à nossa mesa todos os dias são fruto do trabalho de milhões de empreendimentos de pequenos produtores. Eles representam 77% dos empregos na agropecuária do país, embora ocupem apenas ¼ das terras usadas para a agricultura no Brasil.

A grande maioria dos agricultores familiares produz alimentos mais nutritivos e saudáveis, sem agrotóxicos, valoriza a biodiversidade, cuida do meio ambiente, da nossa saúde e valoriza o trabalho no campo. Mostra que, sim, é possível alimentar o planeta de forma sustentável.

No Dia da Agricultura Familiar comemorado hoje, e no Dia do Agricultor, na próxima terça, 28, minha homenagem a todos os meus irmãos e irmãs de profissão. Hoje como parlamentar, é por uma Agricultura Familiar forte – com terra, água, assistência técnica, crédito e apoio à comercialização – que levanto todos os dias para lutar, investido que fui pelo apoio de grande parcela dessa categoria no Ceará.

Para isso e muito mais, venho lutando pela aprovação do Marco Legal de Políticas Públicas da Agricultura Familiar, um conjunto de propostas de Políticas Estaduais para o setor que se encontra em análise pelo Governo do Estado e conta com apoio do governador Camilo Santana.

O primeiro dos projetos já é lei – a Política Estadual de Incentivo à Formação de Bancos Comunitários de Sementes Crioulas e Mudas. Mas ainda temos na pauta Agroindústria, Agroecologia Assistência Técnica, Escolas Família Agrícola, Convivência Com o Semiárido, e Cooperativismo, além de Juventude e Sucessão Rural.

O dia é de parabenizar a todos que fazem e lutam pela Agricultura Familiar no Ceará e no Brasil. Mas também de lembrar que a nossa luta, mesmo tendo conquistado muitas vitórias nos governos do PT, ainda está longe de acabar.

Estamos juntos. Viva a Agricultura Familiar!

Moisés Braz – Deputado Estadual PT-CE

,

Assine nossa Newsletter

Conecte-se

Menu