Comunidades rurais no Ceará serão beneficiadas com Estações Móveis de Tratamento de Água

53

O Ceará dá mais um passo importante na convivência com a seca por meio de investimentos em equipamentos para diversificação das fontes hídricas. Nesta quinta-feira (09/11), o governador Camilo Santana (PT) entregou cinco Estações Móveis de Tratamento de Água (ETA’s Móveis) do Projeto Paulo Freire para garantir água potável às cisternas de famílias das comunidades rurais do Estado em situação de emergência. O deputado estadual Moisés Braz (PT) esteve presente no evento e agradeceu o governador pelo compromisso da sua gestão com o povo do campo.

“Antes de ser deputado, sou agricultor familiar, sindicalista e reconheço seu papel para o desenvolvimento da agricultura familiar cearense. Muito obrigado pelo que tem feito pelo meio rural, pela assistência técnica, pela produção e agora, especificamente, para que a gente tenha água e nenhuma família tenha que deixar o campo”, destacou o parlamentar. “Essa parceria é fruto de um governo que tem projeto de desenvolvimento e que olha para as minorias, para a classe mais pobre e que tem o respeito com os movimentos sociais, com o desenvolvimento do campo e da nossa agricultura”, completou Moisés Braz.

IMG_9543

As máquinas das ETA’s Móveis foram adquiridas pelo Governo do Ceará em Israel através de convênio, e atendem a processos de dessalinização, descontaminação e purificação da água bruta. Três dos equipamentos serão utilizados pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) em águas continentais, tratadas pelas ETAs e armazenadas nas cisternas de beneficiários do Projeto Paulo Freire. As outras duas máquinas são destinadas à Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), no tratamento de águas com altos índices de salinidade, inclusive da água do mar.

Camilo Santana destacou que a entrega das estações móveis representa mais uma experiência inovadora dentro das ações que o Estado tem procurado buscar para reforçar a Segurança Hídrica nas cidades cearenses.

IMG_9548

“A vantagem desses equipamentos é que eles podem se movimentar para qualquer região do Ceará. Algumas máquinas ficarão com a SDA, para atender o programa de cisternas de placas, e outras com a Cagece, para atender comunidades que precisam do tratamento de água. É mais um investimento importante, que envolve profissionais treinados e capacitados para operar o tratamento de fontes de água em locais de situação de emergência”, disse o governador.

O chefe do Executivo esteve no evento acompanhado do secretário da Casa Civil, Nelson Martins, do secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, e do secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, do embaixador de Israel, Yossi Avraham Shelley, dentre profissionais da área dos Recursos Hídricos.

ESTRUTURA EFICIENTE

As máquinas, os carros pipas, caminhonetes, acessórios extras e capacitações, somam um investimento total de R$ 6 milhões. Cada sistema móvel de tratamento de água acompanha três carros pipas: dois com capacidade de 10 mil litros cada e um com capacidade de 6 mil litros, além de uma caminhonete tracionada para rebocar a ETA e apoiar a operação e acessórios necessários ao funcionamento, como caixa d’água e material de análise.

4_MVS1324

PAULO FREIRE

O Projeto Paulo Freire tem por objetivo entregar o total de 12 mil cisternas nas 600 comunidades mais pobres do Estado do Ceará.

Com as ETAs, a ideia é que as cisternas sejam entregues abastecidas, para que as famílias tenham acesso imediato a água potável antes que cheguem as novas chuvas.

MVS1338_

EMATERCE

Durante o evento, Camilo Santana ressaltou a constante de investimentos do Governo do Ceará em abertura de oportunidades de emprego no serviço público. Ele citou processos seletivos para vagas no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), além dos concursos para penitenciário, professores e a posse de turmas da Polícia Civil e Polícia Militar. Para os presentes, o governador divulgou que em breve um novo concurso será aberto, desta vez para a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce). “Isso é fruto do esforço que temos tido para manter o Ceará equilibrado em suas finanças”, destacou.

Fonte: Governo do Ceará 

IMG_9602 IMG_9582 IMG_9572 IMG_9568 IMG_9564 IMG_9559 IMG_9554 IMG_9553 IMG_9529 IMG_9525 IMG_9519 IMG_9515 IMG_9505