Ceará foi o estado com mais paradas não previstas na caravana Lula pelo Brasil

306
Lula em Banabuiú (Fotos: Ricardo Stuckert)

A caravana Lula pelo Brasil está percorrendo todos os estados no Nordeste, com paradas e atos previstos em diversas cidades. Mas há uma novidade que está reajustando o cronograma da caravana: paradas não previstas oficialmente, na beira da estrada.

Lula em Cedro
Lula em Cedro

Já foram mais de 20 paradas na beira da estrada. Em algumas delas o PT local ou políticos da cidade organizam um pequeno aparelho de som em microfone, em outras há até palanque montado, mas há paradas onde o povo quer apenas ver e abraçar o ex-presidente. Na cidade de Carnaúba dos Dantas, no Rio Grande do Norte, a população nem chegou a fechar a estrada, mas as pessoas saíram de suas casas para acenar à comitiva, promovendo uma emocionante acolhida por percurso de mais de um quilômetro.

Caravana recebida em Iguatu
Caravana recebida em Iguatu

Quando tem a oportunidade de falar, o ex-presidente usualmente começa agradecendo ao carinho e invariavelmente pede desculpas pela fala rápida. A mensagem em todas essas paradas tem focado na esperança e na necessidade de sonhar. “Minha geração não acreditava que o filho de um homem do campo pudesse virar engenheiro agrônomo. Nós provamos que isso era possível. Agora eu só peço que vocês não deixem de sonhar, e sonhem alto. Não é possível avançar sem sonhos”.

Deputado estadual Moisés Braz (PT) e o secretário de Finanças da Fetraece, Raimundo Martins, acompanharam a caravana em Banabuiú
Deputado estadual Moisés Braz (PT) e o secretário de Finanças da Fetraece, Raimundo Martins, acompanharam a caravana em Banabuiú

A gratidão pela fantástica acolhida do povo nordestino, especialmente o sertanejo, está registrada em dezenas de imagens que você pode ver no Flickr do Instituto Lula.

O Ceará foi o estado onde a caravana mais parou para Lula fazer contato com o povo. Antes de deixar Quixadá, Lula, parou na Usina de Biodiesel sucateada e fechada pelo governo Temer. Em Banabuiú, uma verdadeira multidão cercou o ônibus para ver Lula discursar em carro improvisado. A caravana parou ainda em Solonópole, e no distrito de Cascudo, em Icó, no município de Quixelô e na entrada de Iguatu, no Centro-Sul. Mais adiante, outra grande multidão viu Lula falar de cima de um trio elétrico em Cedro, antes de seguir para o Centro de Convenções do Cariri, no Crato. Em todos estes locais, Lula fez questão de se dirigir às pessoas seja ao microfone improvisado ou simplesmente no contato direto.

Quixelô (Foto: Janes Souza)
Quixelô (Foto: Janes Souza)

Algumas das paradas fora do cronograma oficial da caravana:

Rio Grande do Norte:

Acari

Campo Grande

Florânia

Jucurutu

 

Paraíba

Nova Palmeira

 

Pernambuco

Goiana

Xexéu

 

Sergipe

Campo de Brito

Japoatã

São Domingos

 

Bahia

Jandaíra

 

(Com informações do Instituto Lula)