Canindé é beneficiada com sistema de videomonitoramento e Delegacia 24h

46
Deputado Moisés Braz assina Ordem de Serviço para obras do Corredor Religioso de Canindé

Diariamente um intenso fluxo de pessoas circula pela Praça Tomaz Barbosa, no Centro de Canindé. Seja para cortar caminho até o trabalho, ir para a escola, passear, resolver pendências ou movimentar o comércio local. A partir desta terça-feira (5), a população que vive esse cotidiano terá ainda mais segurança na hora de realizar seus afazeres. O Governo do Ceará instalou o sistema de videomonitoramento e entregou a reforma da Delegacia de Polícia Civil 24h do município.

A concretização dos investimentos foi anunciada em cerimônia com a presença do governador Camilo Santana, que esteve acompanhado do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, de autoridades policiais e de lideranças políticas da região.

O deputado estadual Moisés Braz (PT) participou do evento. Ele parabenizou a população de Canindé pelos investimentos, entre elas o sonho do corredor religioso. “Lembro, Celso Crisóstomo, que você ainda prefeito e nós estivemos no gabinete do governador com o Guimarães quando chamamos este projeto de Caminhos da Fé, para melhor receber as pessoas de todo o Brasil que vem pra cá fazer turismo religioso”, recordou o deputado. Moisés também disse estar orgulhoso do trabalho do governador Camilo Santana “porque o Ceará, mesmo depois de seis anos de seca, de ter o Governo Federal que trata mal os trabalhadores, você desenvolve políticas públicas para gerar oportunidades para milhares de pessoas do campo e da cidade”.

Veja abaixo o discurso do deputado Moisés Braz

Equipe de Plantão

Com mais de R$ 1,3 milhão investido, entre o aplicado na obra e os equipamentos, a reforma da delegacia da cidade vai garantir cobertura todos os dias, em regime de plantão 24 horas, para assegurar atendimento às demandas da cidade e da região. Em discurso, Camilo apresentou para a população a importância da estrutura policial.

“Viemos aqui assegurar o nosso compromisso de trazer mais estrutura de Segurança. A gente está aqui inaugurando oficialmente a nossa nova delegacia, que já está funcionando e agora é 24 horas para servir os moradores da cidade. Uma delegacia normal, para funcionar, tem um delegado, dois escrivães e três inspetores. Para ela funcionar 24 horas, em fim de semana, feriado, todos os dias, são cinco delegados, dez escrivães e 18 inspetores”, detalhou o governador.

Monitoramento em vídeo

Canindé entrou na lista como a 13ª cidade do Interior a dispor do sistema de videomonitoramento integrado. Com a tecnologia, a segurança da cidade terá o apoio de monitoramento através de 19 câmeras dispostas pela cidade – entre as com giro 360 graus, as que têm tecnologia para ler placas de veículos, além de uma câmera interna na sala de videomonitoramento.

“Nós estamos reforçando o Estado com mais policiais nas ruas, mas a gente sabe que é impossível que eles vejam o tempo todo e com detalhes maiores o que ocorre pelas ruas. Por isso estamos trabalhando com tecnologia. Instalamos na cidade 19 câmeras, com aproximação, giro 360º, visão noturna. Se o bandido achar que a filmagem é só durante o dia, que ele pode cometer os crimes dele, está muito enganado, pois a câmera tem a mesma imagem durante a noite”, exemplificou Camilo.

O governador demonstrou para o público por meio de telões na Praça Tomaz Barbosa, durante o evento, como funcionará a análise das imagens e utilização do equipamento pela central de videomonitoramento.

Tranquilidade e desenvolvimento

O vendedor Fábio Braga, 42, começa o trabalho antes mesmo do sol nascer no Centro de Canindé. Com simpatia, aborda os passantes para fortalecer a clientela, ganhar o pão de cada dia. Para ele e muitos companheiros de labuta, a construção de uma cidade mais segura, que tem sido vista nos últimos tempos, é animadora. Traz a tranquilidade e a certeza de desenvolvimento à localidade.

“Os investimentos do Governo na área de Segurança são importantes, porque Canindé é uma cidade que vive da economia, especialmente por conta do turismo religioso. Cerca de 2 mil turistas vem aqui nos fins de semana. Com a cidade mais segura, a tendência é que a gente do comércio tenha mais clientes e mais gente circulando com tranquilidade todo dia. Assim a gente se desenvolve e cresce”.

Melhoria constante

Em maio do ano passado, o Governo do Ceará instalou em Canindé o Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), com a atuação de 52 policiais. Na mesma ocasião, também inaugurou novo Quartel do Corpo de Bombeiros.

Nesta terça-feira, o governador Camilo Santana também anunciou a entrega de uma viatura nova para os bombeiros militares da cidade, com o objetivo de aprimorar os serviços do quartel em plena atividade desde 2017.

“É graças a esses investimentos do Governo do Ceará e o empenho dos nossos policiais nas ruas da cidade que Canindé tem apresentado melhoras e vem melhorando ainda mais na diminuição dos índices de violência. Vamos continuar o trabalho, com investimentos, reuniões e operações aqui”, disse o titular da Secretaria de Segurança e Defesa Social (SSPDS), André Costa.

Corredor religioso

Na ocasião, o chefe do Executivo também assinou a autorização para o início da reforma do Corredor Religioso de Canindé. Os serviços incluem a urbanização de vias e passeio, além da reforma da Praça Matriz da cidade, que recebe milhares de romeiros anualmente, em visita à imagem de São Francisco de Assis. Será investido total de recursos ultrapassa R$ 2,5 milhões. O governador divulgou que a construtora responsável se comprometeu a finalizar as obras até dezembro.

“Hoje também estamos aqui para realizar um sonho de Canindé, que vai ter um impacto importante na cidade, que é o corredor religioso de Canindé. Vai sair toda uma urbanização da basílica até a Igreja do Monte, com passeio, acessibilidade, calçadão e iluminação. Tudo muito bonito, porque a grande vocação de Canindé é o turismo religioso”, explicou Camilo Santana.