Assembleia levanta 1ª sessão do ano em homenagem póstuma a ex-deputados

233

Em homenagem póstuma aos ex-deputados Almino Menezes (PSDB) e Arimatéia Anselmo (PDT) foi suspensa a sessão desta terça-feira (06/02) da Assembleia Legislativa. Almino Menezes teve morte cerebral constatada na última quinta-feira (04/02). Ele se encontrava em internação hospitalar há um mês, em decorrência de infecção cardíaca. Arimateia Anselmo faleceu no último dia 1, em Canindé.

O ato solene atendeu a requerimentos do presidente do Legislativo estadual, deputado Zezinho Albuquerque (PDT) (Almino Menezes), e do deputado Moisés Braz (PT) (Arimatéia Anselmo). As proposições também enviam votos de pesar às famílias enlutadas.

Almino Menezes, 76 anos  era natural de Fortaleza, bacharel em direito pela Universidade de Fortaleza, procurador do extinto TCM e radialista. Ingressou na política em 1976, quando elegeu-se vereador da Capital, pelo então MDB. Em 1981, como suplente assumiu pela primeira vez mandato de deputado estadual. Em 1982, elegeu-se para uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Como radialista, atuou por 30 anos nas emissoras de Fortaleza, com passagem pelas rádios Uirapuru, Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Assunção e Verdes Mares. Em todas, comandou programas que, segundo pesquisas de opinião da época, apontavam bons índices de audiências.

Foi o primeiro presidente da recém criada Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, a partir de 1983 a 1986. Entre seus projetos aprovados está a lei que instituiu o passe livre para as pessoas idosas carentes em transportes interestaduais.

O ex-deputado Arimatéia Anselmo, 56 anos, era agricultor e presidiu o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STRAAF) de Canindé e também o Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar (SINTRAF) – Regional dos Sertões de Canindé. Foi também dirigente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Estado Ceará (Fetraf-Ceará).

Na militância política, foi fundador do PT de Canindé e ocupou cargo de vereador no município. Chegou assumir no Parlamento Cearense vaga de deputado estadual, em 2007, assumindo a titularidade na Assembleia Legislativa, já filiado ao PDT.