Assembleia discute programa de cooperativismo solidário na próxima segunda-feira, 15

Nenhum comentário

Por iniciativa do deputado estadual Moisés Braz (PT), a Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa promove na próxima segunda-feira, 15 de julho, às 14 horas, no Complexo das Comissões, audiência pública para discutir sobre o Programa de Educação do Cooperativismo Solidário (PECSOL).

A União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Sistema UNICAFES) está implementando o PECSOL em mais de 20 estados da Federação, dentre eles o Ceará. O objetivo é promover a educação e a formação cooperativista para qualificação da gestão/governança das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária.

Serão beneficiários do projeto os dirigentes dos conselhos administrativos e fiscal e quadros técnicos das cooperativas singulares e centrais integrantes da Rede UNICAFES.

“O PECSOL visa o aprimoramento das estratégias organizacionais das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária, com foco em ações de fomento e inclusão de novas lideranças, na gestão e governança das cooperativas, com estratégias fundamentadas em processos participativos, com promoção e fortalecimento do capital social, ampliação do número de multiplicadores, inclusão de jovens e mulheres”, justifica o deputado Moisés Braz em seu requerimento.

De acordo com Moisés, o programa prevê uma educação cooperativista empreendedora e financeira pautada em processos, práticas, posturas e projetos de profissionalização das nanos, micros, pequenas e médias economias locais, territoriais e na formação sobre cooperativismo solidário; autogestão de cooperativas e suas redes; profissionalização dos/as cooperados/as nas diferentes áreas; gestão de pessoas e governança das cooperativas.

“Assim, propomos debater no cooperativismo solidário, os programas de fomento, crédito, oportunidades e desafios”, acrescenta Moisés. Estão sendo convidados a participar da audiência a Cooperativa de Produção da Alimentação Familiar e Biocombustível do Estado do Ceará (COOPERBIO); Unicafes; Rede Cearense de ATER (Receater); Federação dos Trabalhadores Agricultores\as Familiares do Estado do Ceará (Fetraece); Cooperativa de Prestação de Serviço e Assessoria Técnica (Copasat); Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA); Banco do Nordeste do Brasil (BNB); Banco do Brasil (BB); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará (EMATERCE); Instituto Agropolos do Estado do Ceará; Rede Cearense de Socioeconômica Solidária; Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea); UNILAB; e Centro de Ciências Agrárias da UFC.

,

Assine nossa Newsletter

Conecte-se

Menu