Articulação de Moisés Braz garante construção de Areninha em Tianguá

82
(Foto: Prefeitura de Fortaleza)

Uma articulação promovida pelo deputado estadual Moisés Braz (PT) junto ao chefe da Casa Civil do Estado, Nelson Martins, e o prefeito de Tianguá, Luiz Menezes, garantiu a inclusão de Tianguá entre os 38 municípios beneficiados com a construção das primeiras 40 Areninhas pelo Governo do Ceará.

O projeto Areninhas será lançado na manhã desta segunda-feira, 11 de setembro, pelo governador Camilo Santana na Arena Castelão (Setor Bossa Nova). Serão R$ 2,1 milhões de investimento médio por cada Areninha, em parceria do Governo com as prefeituras – um total de cerca de R$ 70 milhões.

“Tendo em vista ser Tianguá uma cidade de referência na região da Ibiapaba, a construção de um equipamento como esse é importante para a juventude do município. Por isso, a partir de uma solicitação do ex-vereador Haroldo Aragão e do vice-presidente da Câmara, vereador Netinho, nós solicitamos ao secretário Nelson Martins a inclusão de Tianguá no projeto e convidamos o prefeito Luiz Menezes para negociar a contrapartida do projeto. O resultado foi esta vitória para a população de Tianguá”, comemora o deputado Moisés Braz.

As cidades contempladas são: Acaraú, Aquiraz, Aracati, Barbalha, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Crato, Eusébio, Guaraciaba do Norte, Horizonte, Icó, Iguatu, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Mombaça, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Santa Quitéria, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá e Tianguá.

O projeto das Areninhas surgiu a partir da experiência em Fortaleza. As Areninhas são campos de futebol urbanizados e requalificados pela Prefeitura de Fortaleza localizados em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O projeto possui o objetivo de oferecer para a população equipamentos esportivos de qualidade, onde a comunidade possa, além de praticar atividade física, ter um espaço seguro de convivência, lazer e formação cidadã.

Cada Areninha contém gramado sintético, bancos de reserva, arquibancadas, redes de proteção, alambrados, vestiários, depósito para materiais esportivos, iluminação, paisagismo, pavimentação e rampa de acesso para cadeirantes. Além do campo de futebol, as novas Areninhas contam com parque infantil e academia ao ar livre.