Emendas de Moisés Braz garantem ambulâncias para três municípios

391

Ao lado do governador Camilo Santana, o deputado estadual Moisés Braz (PT) participou, na última quarta-feira (29/06), no Palácio da Abolição, da solenidade de liberação de R$ 11,8 milhões para a saúde cearense. O recurso é destinado para à compra de ambulâncias e veículos de apoio às ações de prevenção e promoção do Programa Saúde da Família (PSF). No total, são 179 veículos para 77 municípios de diferentes regiões do Estado, sendo 135 ambulâncias, que serão utilizadas nos hospitais para garantir transporte de qualidade aos pacientes.

O deputado estadual Moisés Braz teve Emendas Parlamentares de sua autoria liberadas pelo Governo do Estado. São recursos para aquisição de seis ambulâncias que vão atender os municípios de Itapipoca (três veículos), Ararendá (dois veículos) e Meruoca (um veículo). “Muitos hospitais municipais do interior precisam deslocar seus pacientes para unidades de saúde com maior estrutura para atendê-los. Essas novas ambulâncias vão garantir maior qualidade no deslocamento desses pacientes”, destacou Moisés.

Governador Camilo Santana, o prefeito do município de Meruoca,
Governador Camilo Santana, o prefeito do município de Meruoca, Manuel Costa Gomes (Aristídes) e o deputado estadual Moisés Braz participam da solenidade

“Esses veículos vão fortalecer a atenção básica à saúde nos municípios do Interior, principalmente permitindo o transporte dos pacientes quando necessário. Queremos fortalecer a rede de atenção à saúde, fortalecendo à rede de saúde do Estado e da União com os municípios para viabilizar os investimentos na área”, destacou o governador Camilo Santana.

Os recursos para a aquisição de ambulâncias e veículos do Programa Saúde da Família são do Estado, repassados aos municípios através de convênios e do Programa de Cooperação Federativa (PCF). “Estamos fortalecendo os Núcleos de Estimulação Precoce nos municípios do interior e os consórcios de saúde para o custeio das Unidades de Pronto Atendimento e das Policlínicas”, afirmou o governador.

Ainda durante a solenidade, o governador Camilo Santana afirmou que o Estado vai discutir com os prefeitos um novo modelo de gestão na saúde do Estado. “Queremos fazer uma gestão parecida com a da educação, criando metas, indicadores e premiações. Seria uma forma de uniformizar a atenção e a prevenção para otimizar os recursos e também os resultados”, disse.

Compareceram ao evento o secretário de Relações Institucionais, Nelson Martins; o secretário adjunto da Saúde, Marcos Gadelha; o deputado federal José Aírton Cirilo; os estaduais Laís Nunes, Walter Cavalcante, Elmano de Freitas, Dr. Santana, Bruno Gonçalves, José Aílton Brasil, Capitão Wagner, Fernanda Pessoa; o presidente da Associação dos Municípios do Ceará, Expedito José do Nascimento; além dos prefeitos dos municípios beneficiados.

Ambulâncias

Fonte: Governo do Ceará