Caravana Lula Pelo Brasil chega ao Ceará e é recepcionada em Quixeré

58
Lula recebe presente em Quixeré (Foto: Letícia Alves)

Nem o sol escaldante e a temperatura de cerca de 35 graus às 11h30 diminuíram o ânimo das cerca de duas mil pessoas que se concentraram desde a manhã desta terça, 29 de agosto, na localidade de Lagoinha, em Quixeré, para receber no Ceará a Caravana Lula Pelo Brasil.

Acompanhado do governador Camilo Santana (PT) e de uma comitiva de autoridades cearenses e potiguares, Lula partiu de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e cumpre agenda hoje em Morada Nova e Quixadá e amanhã em Juazeiro do Norte. Em Quixeré, uma multidão de pessoas cercou o ônibus do ex-presidente na chegada, dificultando a saída para o palanque. As pessoas queriam tirar fotos e abraçar Lula, que mesmo assim procurou atender a alguns de seus admiradores em meio ao empurra empurra.

Moisés Braz integra comitiva que acompanha o ex-presidente Lula no Ceará
Moisés Braz integra comitiva que acompanha o ex-presidente Lula no Ceará

“Estamos recebendo o maior presidente da história desse país aqui no Ceará. Lula, seja bem-vindo do Ceará. Gostaria de dizer que você chega à terra da Luz, que libertou os escravos quatro anos anos da Lei Áurea. E você foi o grande libertador dos mais pobres e mais humildes desse Nordeste brasileiro. Deu oportunidade aos jovens, ao pobres aqui dessa região que é rica na agricultura. Aqui, filho de operário virou patrão, hoje produz, mesmo com cinco anos de seca” disse o governador Camilo Santana.

Em seguida, o ex-presidente recebeu um quadro de presente com uma imagem do município de Quixeré. Sob os gritos de “Lula Guerreiro do Povo Brasileiro” e mesmo quase afônico, ele resolveu falar. “Eu assumi um compromisso de só falar à noite em Quixadá, mas não poderia passar e não cumprimentar a vocês. Mesmo que vocês estejam vivendo cinco anos de seca, vocês não desanimaram. Tenham em conta que esse país pode garantir a vocês um padrão de vida decente. Provamos isso quando governamos esse país. E possível garantir homens e mulheres vida decente. É possível garantir credito, produção, empréstimos mais baratos. E se deus quiser, com a Transposição do São Francisco, vai chegar água para beber e produzir”, concluiu.

Entre as autoridades presentes, além do governador Camilo Santana, estiveram o senador José Pimentel (PT), os deputados federais José Guimarães (PT), Luizianne Lins (PT) e Odorico Monteiro e os estaduais Moisés Braz (PT), Elmano Freitas (PT), Rachel Marques (PT), Dr. Santana (PT) e Leonardo Pinheiro. Os presidentes do PT Ceará, De Assis Diniz, e do PCdoB Ceará, Luís Carlos Paes, subiram ao palanque.

Também participaram do ato os prefeitos Ilário Marques (Quixadá), José Juarez (PT Iracema), Íris (Alto Santo), Zé Abdine (Jaguaribe), a vice-prefeitas de Russas, Marcela Estácio (PT), de Itaiçaba Magnólia (PT) e de Alto Santo Gilka (PT), os vereadores Samuel Izidoro, Bidô, Seu João, Beta Ivo, Veridiano, Dedé de Messie, Cleudo Honorato e Luizinho do Tomé (Quixeré), Batizado (Russas) e o presidente do PT de Limoeiro, Tadeu Pinheiro. Além disso, estiveram presentes o ex-prefeito de Tabuleiro Marcondes Moreira, e a ex-prefeita de Jaguaruana e atual presidente do Agropolos, Ana Tereza.