123 CIDADES: Ceará bate recorde de municípios com precipitações após início da quadra chuvosa

217
Chiuva em Juazeiro causou alagamentos (Foto: Marcos Carvalho/Grupo Radialistas do Ceará)

Choveu em pelo menos 123 municípios entre às 7 horas desta quarta-feira (07/2) e às 7 horas desta quinta-feira (08/2), conforme dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Em Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba, houve o maior registro de chuva com 127 mm, seguido por Lavras da Mangabeira, na região do Cariri, com 102 mm, e Tianguá, na Serra da Ibiapaba, com 101 mm. Hoje é o dia mais chuvoso no Ceará desde o inicio da estação chuvosa.

Na região do Cariri, o registro de chuvas aumentou nos últimos dois dias. Além de Lavras de Mangabeiras, as cidades de Aurora, Barro e Juazeiro do Norte apresentaram os maiores índices de precipitação, com 87,2 mm, 81,2 mm e 70 mm respectivamente. O supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, disse que essa quantidade de chuvas deve diminuir ao longo do dia, mas que as precipitações devem voltar no fim de semana.

 

 

Pode-se atribuir a quantidade de precipitação dos últimos dias à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que desde o início da quadra chuvosa, em 1º de fevereiro, está próxima da região. Ao decorrer dos próximos dias, as chuvas devem se concentrar na Região Norte do Estado e nas Serras.

Para sexta-feira (09/2) a previsão é de nebulosidade variável com chuva no centro-norte. Para a Região Sul, há possibilidade de precipitações. Dos 221 postos pluviométricos informados, 199 registram chuvas. As informações foram atualizadas até às 10h00 pela Funceme.



10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Viçosa Do Ceará (Posto: Vicosa Do Ceara): 127.8 mm

Lavras Da Mangabeira (Posto: Quitaius): 102.0 mm

Tianguá (Posto: Pindoguaba): 101.0 mm

Ibiapina (Posto: Santo Antonio Da Pindoba): 89.2 mm

Aurora (Posto: Sitio Tipi): 87.2 mm

Barro (Posto: Monte Alegre): 81.2 mm

Aurora (Posto: Aurora): 80.0 mm

Granja (Posto: Pessoa Anta): 80.0 mm

Viçosa Do Ceará (Posto: Manhoso): 76.0 mm

Graça (Posto: Graca): 75.0 mm


Fonte: Redação O POVO Online