Retirada de areia do Rio Choró e Previdência Social são debatidas na Câmara de Aracoiaba

253

A retirada de areia do rio Choró e a Reforma da Previdência foram temas de audiência pública ocorrida na manhã desta segunda, 26 de fevereiro, na Câmara Municipal de Aracoiaba, no Maciço de Baturité. A audiência contou com a presença do deputado estadual Moisés Braz (PT), e foi requerida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do município.

Além do deputado, a audiência contou com as presenças de Maria de Fátima Maciel e Albênis, ambos do Straaf de Aracoiaba, assim como de representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), da Associação Maria da Paz, da Ematerce local e o presidente do PT municipal, Erineudo Lima, e do chefe de gabinete do deputado Guimarães (PT), Vladyson Viana.

No pedido de audiência, o sindicato apontou a ocorrência de crime ambiental com a retirada de sedimentos do leito do Rio Choró, fato que acontece há vários anos e prejudica o curso normal do manancial. Como integrante da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia, o deputado Moisés Braz (PT) ficou de trazer o assunto para ser debatido na Assembleia Legislativa a fim de chamar a atenção para o problema.

Em sua fala, Moisés Braz (PT) apontou os prejuízos da proposta de Reforma da Previdência para os direitos dos trabalhadores e defendeu uma ampla mobilização para qualquer nova tentativa de o governo Temer pautá-la no Congresso Nacional. Segundo Moisés, em virtude da falta de apoio necessário para aprovar o texto, Temer retirou a proposta de pauta e decidiu intervir na segurança do Rio de Janeiro a fim de desviar o foco e reaver aprovação política.