Moisés quer inclusão de perfuratrizes no PAC 3

Nenhum comentário

Em pronunciamento pela ordem durante a sessão ordinária desta terça, 24 de fevereiro, o deputado estadual Moisés Braz (PT) informou que esteve reunido no fim de semana com o líder do governo Dilma na Câmara, José Guimarães (PT). Durante o encontro, Moisés solicitou a Guimarães que apresente ao Governo Federal a proposta de inclusão de máquinas perfuratrizes no Programa de Aceleração do Crescimento 3 (PAC 3), a serem doadas a municípios cuja população sofre com os efeitos da seca.

“O deputado Guimarães acatou de pronto a nossa sugestão, e disse que é um pleito possível de ser implementado pelo Governo Federal”, disse Moisés. De acordo com o parlamentar, as perfuratrizes seriam doadas aos municípios a exemplo dos kits de máquinas entregues pelo governo para cidades com até 50 mil habitantes, que receberam uma retroescavadeira, uma motoniveladora e um caminhão-caçamba. Para os municípios do semiárido ou em situação de emergência por causa da seca, o kit de máquinas do governo federal incluiu ainda um caminhão-pipa e uma pá-carregadeira. Além de beneficiar a população dos municípios menores com a manutenção das estradas vicinais, as máquinas melhoram o abastecimento de água na região da seca.

Moisés ressaltou também a necessidade de os municípios se organizarem sob a forma de consórcios para gerir as perfuratrizes, devido aos custos de manutenção desse tipo de equipamento. “Caso o governo adote as perfuratrizes no PAC 3, seria importante levar esse fator em consideração. Mas o mais importante é que os poços ajudam a amenizar os problemas com a seca”, acrescentou. Durante a reunião com Guimarães, Moisés pediu também o aumento no número de carros-pipa para os municípios, tendo em vista a situação emergencial, principalmente em comunidades da zona rural de muitas cidades. “Por último, conclamou os deputados de outro partidos para que intercedam junto ao restante da bancada federal cearense no sentido de reforçar a ideia”.

Assine nossa Newsletter

Conecte-se

Menu