1ª prefeita do Movimento Sindical de Trabalhadores Rurais é eleita em Apuiarés

Nenhum comentário

No município de Apuiarés, a candidata Iris Maria, do Partido dos Trabalhadores, foi eleita prefeita do município no último domingo, 15, com 4.892 votos (51,04% do total). Sindicalista com atuação no sindicato do município e na Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Fetraece) na região do Vale do Curu e Aracatiaçu, Iris derrotou Ana Rufino, que ficou em segundo lugar com 48,96% (4.692 votos).

Agricultora, técnica agrícola, educadora popular e assistente social, Iris tem 35 anos e foi liderança estudantil durante a vida escolar na cidade. Engajou-se nas lutas da Pastoral da Juventude da Igreja Católica e teve proximidade com as organizações associativas no município. Em seguida, ela atuou na ONG Acesa, onde trabalhou projetos junto à juventude, e posteriormente filiou-se ao sindicato de trabalhadores rurais. Depois, atuou por 10 anos como coordenadora regional de juventude e mulheres da Fetraece na região.

Com o professor e servidor do município Valdeny Santos na vice, Iris é uma nova liderança política e pretende fazer uma gestão mais próxima à população. “Essa vitória é fruto do sentimento do povo, que deu um basta à alternância de poder entre os mesmos grupos políticos há décadas em Apuiarés, cujo resultado foi a estagnação da cidade. Nossa candidatura foi construída de forma coletiva e participativa, ouvindo as pessoas num processo que se inicia na base. Assim pretendo governar”, coloca.

Feminista, Iris é também a primeira mulher eleita prefeita do município. ‘A esperança de um novo Apuiarés’ foi o mote de campanha da chapa totalmente petista, que conquistou o eleitorado e saiu vitoriosa pela representação legítima de duas figuras da classe trabalhadora da cidade.

Para o deputado estadual Moisés Braz (PT), que também é sindicalista e já presidiu a Fetraece, a eleição de Iris representa a renovação. “Ela é uma mulher, é jovem e certamente terá um olhar mais conectado com a construção de políticas públicas que incluam a parcela mais carente da população. Por isso terá o meu apoio e do PT para exercer o seu mandato com competência”, coloca.

Assine nossa Newsletter

Conecte-se

Menu