Deputados ressaltam importância do BNB para o desenvolvimento regional

Nenhum comentário

Deputados estaduais e federais cearenses destacaram, nesta sexta-feira (05/04), durante a instalação da Frente Parlamentar Nacional em Defesa do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), na AL, a contribuição e o papel da instituição na redução das desigualdades sociais.

O deputado Moisés Braz (PT) afirmou que, em quase 70 anos de atuação, o BNB se consolidou como um banco de fomento, apoiando não só o agricultor rural, mas o microempreendedor, por meio de programas de crédito oferecidos pela instituição, como o Agroamigo. “Não podemos deixar que um banco desses seja privatizado ou incorporado”, disse.

Para o deputado Romeu Aldigueri (PDT), a instituição financeira é um banco estratégico na redução das desigualdades e para a geração de renda. Na avaliação dele, o BNB figura como o maior operador de crédito rural do País. Segundo ele, além de gerar grandes lucros e possuir alta taxa de adimplência, o banco atua em municípios com baixos índices de aplicação e de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Não há razão (para privatização), o banco precisa é ser fortalecido”, observou.

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) ressaltou que a mobilização dá condição de enfrentar a problemática. “Movimentos como esse servem para que consigamos ter a perspectiva de fortalecer essas discussões. E o presidente (da Assembleia Legislativa do Ceará) Sarto marca um grande ponto ao reunir e mobilizar para que a gente consiga ter essa expressividade da força política em defesa do Banco do Nordeste”, ressaltou Sérgio.

A deputada Augusta Brito (PCdoB) propôs que, além de tudo que já foi realizado em defesa do banco, deve haver uma articulação entre os prefeitos do Nordeste. Segundo ela, o interior do Ceará possui aproximadamente 40 agências do BNB. “Eu sei da grande dificuldade que existe para manter essas agências, e justamente por isso os prefeitos dos municípios devem se engajar nessa luta”, recomendou Augusta Brito.

A deputada considerou ainda que 67% das linhas de crédito do Crediamigo foram concedidas a mulheres. “Isso prova que as mulheres também estão se empoderando por meio dessa estratégia que é o empreendedorismo, então é importante considerar que o BNB exerce um papel fundamental nessa luta”.

Assine nossa Newsletter

Conecte-se

Menu