Artigo | 8 de Março: amor, força e coragem femininas Brasil da pandemia

Nenhum comentário

Quisera eu poder desejar um feliz Dia da Mulher em um cenário que elas pudessem comemorar conquistas. Mas a realidade é crua: as mulheres estão sendo mais duramente impactadas pela pandemia que os homens. 

Aumentou a violência doméstica contra elas, que ainda sofrem com a perda da estabilidade física, mental e financeira, esta tendo em vista o desemprego e o preterimento nas recontratações. 

Aquelas que conseguiram ficar em home office ainda enfrentam sobrecarga de trabalho doméstico com o acúmulo de atividades domésticas e no acompanhamento dos filhos, além de queda na produtividade. 

Quem manteve o emprego presencial tem a angústia de não ter com quem deixar os filhos, e isso levou a mais demissões e abandono do trabalho. Pior ainda para mulheres negras, visto que setores econômicos responsáveis pela contratação da maior parte delas foram mais afetados pela crise econômica. 

Sobram sobrecarga, exaustão e frustração. São diversas conquistas femininas que estão ameaçadas no contexto do Brasil de hoje.

Reconhecer e falar sobre esse duro retrato é um dever. Isso se chama empatia. Nós, como homens, nos colocarmos nos lugar dessas mulheres e compreendermos suas agruras é o primeiro passo para revertermos o machismo, o preconceito e a desigualdade que ainda imperam no Brasil.

Ao mesmo tempo, e com todas essas adversidades, as mulheres estão aí, como exemplos de resiliência, de resistência, de bravura. Porque, para a grande maioria, simplesmente não há como ser diferente. A vida “ruge”.

A todas as mulheres brasileiras, negras, índias, brancas, agricultoras, enfermeiras, empregadas domésticas, jornalistas, mães, filhas, avós, amigas, esposas e parceiras. Todas, sem distinção: um Feliz Dia da Mulher, de energia renovada para continuar a ser o esteio de toda uma nação.

Que a luta feminina de todos os dias inspire o Brasil para juntos construirmos um amanhã melhor que hoje. Afinal de contas, amor, força e coragem não lhes faltam, e é isso que as torna imbatíveis. 

Moisés Braz (PT-CE)
Deputado Estadual

Assine nossa Newsletter

Conecte-se

Menu